top of page

Reflexões — Capítulo 14 — O que seria do mundo se não existe os preguiçosos!

  • Foto do escritor: Andressa Siqueira
    Andressa Siqueira
  • 16 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Eu e meu marido costumamos a dizer que o mundo é dos preguiçosos....

Porque se inventou a escada rolante, o controle remoto, robôs aspiradores e etc...


Não nego a utilidade de cada uma dessas invenções e as uso, mas vamos lá....


Qual é a complexidade de nos levantarmos do sofá, dar uns 2 passos e apertar um botão na TV? (Ok que as Tvs agora nem parece ter botões, mas não é esse o meu ponto)


Pra você ver como tenho razão:


"Nos anos 50, Eugene F. McDonald, presidente da Zenith Electronics, empresa de eletroeletrônicos sediada nos Estados Unidos, deu a seus engenheiros um desafio: queria um dispositivo que lhe permitisse desativar o som da TV ou mudar de canal, já que detestava assistir a intervalos comerciais. Foi assim que nasceu o controle remoto." [1]


Muitas invenções são motivadas pela preguiça, ou seja, o desejo de fazer menos esforço.[2]


"Mas Andressa.... não é bem assim..."


Segundo [3], uma das coisas que podem ser determinantes para o sucesso de uma invenção é o fato de poder nos poupar de qualquer tipo de esforço, seja ele físico ou mental, facilitando o nosso dia a dia.


Quer um outro exemplo? Vamos falar dos botões de curtir e amei no Facebook e Instagram, respectivamente. Com eles, não precisamos parar nas fotos dos nossos amigos e família pra dizer que gostou, que a foto está legal e etc.. basta clicar em um botão e pronto!





Continuando ainda com o Facebook e Instagram... Para saber se um amigo está bem, mudou de emprego, vai ter filho, viajou e etc, basta dar uma olhadinha na rede social... nem precisa mais ligar e ficar horas no telefone com a pessoa!

Mas não é de hoje que a lombeira é uma poderosa fonte de inspiração. Algumas teorias defendem firmemente que foi a preguiça que fez com que o homem prevalecesse, dominasse o planeta e construísse civilizações.[3]


Ok, ok.. que tudo tem limite.... Não é porque a preguiça faz o mundo girar que devemos ficar sentados no sofá esperando algo acontecer...


"Ok, você tem um pouco de razão, mas porque você ta falando de preguiça?"



O motivo é simples, vem comigo pequeno padawan que explico...

Hoje reparei que faço parte de uma categoria de preguiçosos invencionistas... O porquê disso? Sempre que encontro um trabalho que é repetitivo penso em como otimizá-lo.





Querem exemplo:


- Em uma empresa que trabalhei a algum tempo atrás, eu devia fazer a criação de determinados relatórios diariamente. O problema, a meu ver, eram 2:


1) Por ser totalmente manual, ele aumentava muito a chance de erro humano....

2) Levava muito tempo para serem feitos

A partir daí comecei a pensar em como automatizar essa tarefa, a ponto de no futuro precisar apertar apenas 1 botão.... Comecei criando query simples que me trouxessem 1 informação correta... depois mais uma e assim por diante... a cada nova informação que eu colocava na query, eu parava e tentava otimizar a query....


Resultado: Diminui em metade do tempo a criação desses relatórios...





Mas só isso?


Essa foi a primeira etapa para chegar ao resultado que eu queria.... Já tinha as infromações de forma mais rápida qe antes... Infelizmente sai da empresa antes de conseguir terminar toda minha automatização, mas sem dúvida, aquilo já facilitava e muito a vida de quem ficou no meu lugar.


Concluindo....

Sempre ouvir falar que a preguiça deve ser combatida, que isso não é bom e etc... e hoje eu devo dizer que discordo em partes com essa afirmação: afinal, o que seria do mundo se não fosse os preguiçosos? Talvez ainda estivessemos na era das cavernas!


E você concorda comigo?


Referências

[2] https://www.bbc.com/portuguese/geral-50294614


Imagem retirada de https://www.purebreak.com.br/noticias/15-pessoas-mais-genialmente-preguicosas-que-voce-ja-viu/9248

Comentários


Assine a newsletter e fique sempre por dentro dos artigos que escrevo 

Obrigado(a)!

CONTATO

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Andressa Siqueira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page