Reflexões — Capítulo 13 — Mais uma vida perdida...
- Andressa Siqueira

- 14 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
A cada novo dia, ele amanhece mais triste e sem cor... e isso não tem nada com a cor do céu mas sim com as vidas perdidas nessa pandemia. E ontem, pessoalmente, o dia foi pior...e com isso trouxe em mim algumas reflexões!
Ontem o mundo perdeu um grande jornalista, Aloy Jupiara... Tive oportunidade de conhecê-lo e conviver um pouco entre os anos de 2011 e 2015 dentro da empresa Infoglobo... Ele era um cara de alma simples e colorida.... onde chegava fazia ri! Infelizmente, profissionalmente e até mesmo pessoalmente tive pouco convívio....
Nesse mais de um ano de pandemia, é a primeira vez que chega tão perto assim a perda para o COVID-19. E com isso alguns pensamentos surgiram...
Quantas vidas ainda serão necessárias serem perdidas para que vejamos a sociedade inteira unida? Quão perto será necessário a morte chegar para que as pessoas não andem sem máscaras e evitem aglomerações? Quanto mais precisará doer para que todos escutem a ciência? Cadê a empatia das pessoas com as mais de 300 mil vidas que se perdeu pra esse vírus? Quando perdemos nossa humanidade, a capacidade de olhar pro lado e sentir a dor do próximo como se fosse nossa?
Já ouvi, a algum tempo atrás que eu perco tempo demais discutindo esse tipo de coisa... Sim... realmente perco pois
Acredito na Ciência;
Acredito que existe pessoas que não possuem aquele conhecimento pois não tiveram acesso a ele;
Acredito que como mestre, como uma pessoa que sabe buscar as informações científicas e analisá-las é meu dever compartilhar a informação!
Acredito que no momento que se nos calarmos, a educação da nossa população, já tão sucateada perder mais um pouco.
Acredito que no momento que se nos calarmos e deixar os negacionistas da ciência falar, será o momento que temos totalmente errado como criaturas pensantes.
A covid já é a maior causa de morte em 2021 e o que vejo, através das notícias é uma parte da população falando “E daí?” através de suas atitudes.... Fazendo festas, aglomerações e etc.

“Mas Andressa nem todos podem ficar em casa, nem todos podem trabalhar de casa”
Eu sei... também por elas que faço o isolamento social... pois sou menos uma pessoa na rua podemos pegar e transmitir o vírus. É também por elas, que uso máscara para sair, ir à portaria, no supermercado, pra fazer exercícios e etc... é justamente por imaginar a dor que alguma delas já sentiu em perder alguém pra esse vírus ou que a família dela possa sentir que me cuido! Pois da mesma forma que não quero que essa dor se abata sobre minha família, irei cuidar da família dos outros também.
“Mas eu vi no youtube um médico falando que...”
Aqui precisamos de muita calma pois, o fato de uma pessoa ser médica não faz ela saber de tudo... Eu sou engenheira e nem por isso sei montar um avião!
A primeira coisa a se atendar é: Essa pessoa apresentou dados, números? Se sim, ela falou de onde? Essa fonte é um artigo científico revisado pela comunidade cientifica? Outros especialistas no assunto, estão falando a mesma coisa ou estão falando ao contrário dela.
Isso é necessário pois escrever um texto no layout de um artigo, não o torna válido só por isso... É só o fato de um artigo ser publicado também não o torna válido. Um exemplo claro é o do artigo do médico Andrew Wakefield publicada na conceituada revista Lancet em 1998.
Nesse artigo era apresentado uma pesquisa preliminar que apontou uma correlação entre a vacina tríplice viral e o autismo.
Anos mais tarde, descobriu-se que Wakefield tinha forjado os resultados da pesquisa. Na publicação original, ele disse que havia vestígios do vírus do sarampo nas 12 crianças pesquisadas. No entanto, um médico que o auxiliou no trabalho veio a público dizer que, na verdade, não havia encontrado o vírus em nenhuma delas – e que Wakefield ignorou essa informação. A pesquisa de Wakefield levava em conta apenas 12 crianças, um número muito baixo para qualquer afirmação.
Por isso é necessário ler vários artigos e não simplesmente acreditar no primeiro que se lê... (Mais pra frente prometo fala disso)
Pra finalizar quero deixar um texto que fiz e postei a pouco tempo, mas precisamente no dia 03/04, em meu facebook pessoal ...
“Ter esperança de um mundo melhor não pode nos fazer fechar os olhos para a realidade!
Ter fé que a pandemia logo irá terminar não pode nos fazer fechar os olhos para as 328.366 mortes por Covid!
Ter a expectativa que nossos pais, avós, tios e amigos com mais de 60 anos logo serão vacinados não pode nos fazer fechar os olhos para todo o cuidado que precisamos ter usando Máscara, álcool em gel e etc.
Ter a confiança que conseguiremos vacinar 70% da população em até o meio do ano de 2022 não pode nos fazer fechar os olhos para a necessidade do isolamento social até lá!
Pois se esquecermos da realidade, tudo será apenas Ilusão, continuaremos a perder muitas pessoas por dia!
Por ter fé, esperança, expectativa e confiança no amanhã melhor, eu uso máscara, uso álcool em gel e faço isolamento social o máximo que posso, assim como a ciência diz para fazermos! Pois sei que dessa forma, não estou protegendo só a mim ou minha família, mas também estou protegendo todos aqueles que precisam sair de casa para garantir seu sustento!
Ter empatia a cada pessoa que ficou internada, que passou mal e por cada família que perdeu alguém pra Covid-19, isso sim fará termos um futuro melhor!
“
Por isso aqui te faço um apelo: Se cuide e cuide de todos ao seu redor... família, amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos...
E também deixo aqui um espaço aberto. pra você que acredita na ciência, pra você que quer sempre aprender e debater qualquer assunto de forma saudavél!.
Referências
[4] https://covid.saude.gov.br/



Comentários