O que não fazer... No seu trabalho
- Andressa Siqueira

- 12 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Lidar com as pessoas sempre é o mais complicado no nosso dia-a-dia. Cada ser humano é único com suas próprias experiencias e muitas vezes o que pra você não é nada demais pode ser o que faltava para outra pessoa estourar, desanimar,...
No nosso ambiente de trabalho, eu diria que o cuidado com as nossas atitudes deve ser redobrados pois eles tiveram uma criação diferente, podem estar com problemas pessoais que nem imaginamos e assim por diante.

Então, baseado na minha pouca experiência profissional, vou listar aqui algumas coisas que acredito que não devemos fazer no trabalho.
Não seja rude porque o seu colega não sabe de algo.
Ninguém é obrigado a saber de tudo. Ao falar com o outro seja para informar, ensinar ou desfazer um equivoco, seja cauteloso! Pois o fato da informação ter chegado até você, não significa que chegou também ao seu colega. E o fato de não ter chegado, não é necessariamente culpa dele independente de ser uma decisão de negócios, mudança de escopo no projeto ou até mesmo mudança evolutiva.
No geral, as equipes, principalmente as que não usam nenhuma metodologia ágil, não tem o costume de sempre estar compartilhando a informação. Muitas vezes, sem perceber, retemos a informação que pode ser útil para poupar esforço e tempo de trabalho ou retrabalho de um nosso colega!

2. Neja seja rude porque o seu colega está equivocado.
Então, quantas vezes você já errou? Se equivocou? E algumas dessas vezes alguém foi bem rude com você? E você gostou quanto isso ocorreu? Então porque você tem que fazer isso com o seu colega de trabalho?
Coloque no lugar do seu colega, lembre-se das suas próprias experiências e replique somente os comportamentos que você gostou que tiveram com você, os outros, ignore!
3. Existe momento certo para críticas

Nada pior na minha opinião que você receber aquela chamada de atenção na frente de todos os seus colegas de trabalho, independente do motivo e do jeito!
Ah Andressa, não vou ficar passando a mão na cabeça de ninguém não.
E não estou dizendo pra você fazer isso! Mas se tem uma coisa que aprendi a muito tempo atrás e sigo como lição é:
Elogia-se em público e critica-se em particular
Ninguém gosta de ser chamado a atenção, isso é fato! Eu também não gosto! Mas se fizer isso comigo sem ofensas e gritos, em particular, expondo os motivos que levam a pessoa a acreditar que aquilo que fiz ou falei estão errados, eu vou escutar de boa, vou parar pra pensar o que me levou a ter aquela ação e pensar em como melhorar em conjunto com a pessoa que está conversando comigo, se tiver oportunidade, e sozinha!
4. Não mantenha as informações em segredos com medo do colega roubar seu emprego ou simplesmente porque acredita que ele tem que correr atrás sozinho.

As melhores equipes do mundo são aquelas que estão sempre compartilhando seus conhecimentos! Essas equipes já entenderam que ao compartilhar as informações e o conhecimento é a melhor forma de trabalhar e crescer!
“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”
Algumas vezes, seu colega não terá como correr atrás pois ele não sabe o que procurar! E vocês juntos podem conseguir fazer muito mais coisas do que se vocês estiverem isolados no seus próprios mundos.
5. Escute o seu colega até o final

Não deixe de escutar o seu colega até o final só porque ele está no nível abaixo que você na hierarquia da empresa, ou porque ele tem menos tempo como profissional ou porque ele é mais novo!
Mesmo que seu colega não sabia a teoria e fale algumas coisas erradas em algum momento ele sem perceber pode levantar um ponto que pode ser uma melhoria no processo de trabalho, no produto que está sendo gerado ou até mesmo levantando algo que poderá ser um problema futuro.
Todo mundo tem muito pra ensinar e muito pra aprender! Pode não ser exatamente uma linha de código ou um conceito mega difícil, mas com certeza ele sabe algo que você não sabe! E aprender sempre é evoluir!
E você? o que você acredita que não deve ser feito no trabalho!?
post originalmente compartilhado por mim na plataforma Medium em 2018 (https://medium.com/@siq.andressa/reflex%C3%B5es-cap%C3%ADtulo-3-o-que-n%C3%A3o-fazer-no-trabalho-f9075df03f0a)



Comentários