Reflexões - Cap. 22 - Carta aberta aos estudantes: quando começa sua carreira profissional?
- Andressa Siqueira

- 27 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Durante meus anos de graduação, lembro que alguns colegas acreditavam que suas carreiras só começariam com o primeiro estágio; outros, apenas ao assinarem a carteira de trabalho pela primeira vez. Eu mesma não fazia ideia de quando isso acontecia.
Contudo, com quase 20 anos de experiência profissional (contando o tempo de estágio), posso afirmar que sua carreira começa no momento em que você se matricula na faculdade. E vou explicar o porquê!
É na faculdade, dentro da sala de aula, que você constrói seus primeiros contatos profissionais, onde conhece futuros colegas de trabalho e, possivelmente, chefes. Surge, então, a pergunta: Como você quer ser reconhecido profissionalmente?
Ao longo da minha trajetória, testemunhei várias situações em que chefes consultaram colegas para saber mais sobre um candidato, porque haviam estudado ou estagiado no mesmo período. Nesses casos, ninguém precisava falar mal, mas apenas uma pausa antes de responder já era suficiente para que o candidato perdesse a vaga. Nesse instante, o chefe entendia que o colega não tinha nada de positivo a destacar sobre aquele profissional e a partir daquele momento ele não era mais considerado para a vaga.
Por isso, trago hoje esta reflexão em formato de carta aberta: sua vida profissional começa no momento em que você se matricula na faculdade. A partir desse momento, é importante começar a se comportar como o profissional altamente qualificado que deseja ser reconhecido no futuro.
Isso significa demonstrar respeito a professores e colegas, dedicar-se a absorver o máximo possível das lições, tanto técnicas quanto comportamentais. Significa chegar pontualmente às aulas, fazer perguntas com respeito quando houver dúvidas, manter o silêncio quando o professor estiver ensinando ou quando um colega estiver apresentando um trabalho.
Pode parecer que são coisas pequenas, mas, na verdade, não são. No mercado de trabalho, atitudes como atrasos constantes, seja para chegar à empresa ou para participar de reuniões, ignorar orientações de superiores ou realizar tarefas de maneira incorreta por falta de entendimento, e não prestar atenção durante reuniões, podem ter consequências significativas, como não ser promovido entre outras coisas. Essas ações afetam não só a sua produtividade, mas também sua reputação e a confiança que os colegas e líderes depositam em você. Dependendo do chefe ou das regras da empresa, podem levar a demissão em um espaço curto de tempo.
Desenvolver hábitos de disciplina, atenção e respeito desde o ambiente acadêmico é fundamental para evitar esses problemas e se preparar para as exigências do mundo profissional.
Converse com sua família, seus professores, e ouça seus conselhos. Essas conversas o ajudarão a atingir seus objetivos mais rapidamente. Escutar diferentes pontos de vista também permitirá que você antecipe ou minimize problemas, evitando arrependimentos ao longo de sua carreira.
A todos os estudantes, espero que leiam este texto e reflitam sobre sua mensagem. Escrevo aqui não apenas como professora, mas como amiga, oferecendo um conselho.
Não quero que, daqui a 10 anos, vocês digam que nunca receberam esse tipo de orientação. Eu gostaria muito de ter ouvido isso de meus professores no início da minha jornada acadêmica. Sem dúvida, minha trajetória teria sido diferente. Teria prestado atenção em todas as disciplinas, ao invés de me focar apenas em algumas, acreditando, de maneira equivocada, que outras não seriam úteis para minha carreira.
A todos os estudantes, espero que absorvam essa ideia, e desejo sucesso em suas jornadas!






Comentários