Reflexões — Capítulo 19 — Vamos falar sobre oportunidades que não enxergamos e perdemos?
- Andressa Siqueira

- 19 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Já to em certo tempo sem escrever essas reflexões e para voltar, já vamos começar com um puxão de orelha (Isso serve para mim também).
Algumas vezes nos encontramos na vida em empregos ou projetos que não estão alinhados com o nosso objetivo futuro, mas muitas vezes existe pequeno tesouro escondido ali.
Quando nos encontramos nessa situação, muita vezes nos desanimamos e o nosso rendimento cai vertiginosamente, fazendo com que a nossa imagem perante a colegas e chefes fique machada por melhor profissional que sejamos na nossa área.
Mas algumas vezes nessa situação é que podemos crescer em quesitos que não são ensinados em salas de aulas ou vídeos no YouTube de forma simples e fácil de se repetir, chamados de Soft SKill, diferente das habilidades técnicas, chamados de Hard Skill.
As Soft Skills tratam de habilidades ligadas à interação e relação com as pessoas e também se estendem a aptidões como foco e produtividade. [1]
Hards skills são os conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, em cursos de formação específica ou em sala de aula. [2]
Vou dar um relato pessoal para facilitar a exemplificação desses tesouros escondidos.
Eu tenho como principal objetivo ser reconhecida como especialista na minha área (principalmente por mim mesma, já que me cobro demais e sempre acho que não sei o suficiente). Mas para isso não basta eu ser boa somente e ter alto conhecimento dos Hard Skills, ou seja, não adianta eu só saber muito Python, Estatística e etc... Eu preciso ter também, bem desenvolvidas, as minhas Soft Skill.
Eu já estive em projeto que estava fora da minha área, voltada mais para suporte de usuário. E sim, praticamente ninguém da área de TI, inclusive eu, sonha em passar anos fazendo atendimento de suporte.
Se eu falar, que não pensei em simplesmente procurar outro emprego ou falar para o chefe "me tira desa equipe" estaria mentindo... mas ali vi uma oportunidade que poucos viram. Vi a oportunidade de desenvolver as minhas Soft Skills. Aproveitei aquela oportunidade para aprender mais sobre mim e sobre as outras pessoas, a forma de conseguir me comunicar melhor com os mais diversos tipos de pessoas e assim conseguir ganhar a confiança e admiração dos meus clientes e dos meus chefes.
Foi sem dúvida um aprendizado único que, provavelmente, eu demoraria a ter se eu conseguisse somente trabalho na minha área.
Sai dessa oportunidade mais fortalecida nessas questões interpessoais e sem dúvida com reconhecimento de colegas de trabalho e chefes de que eu era uma boa profissional, afinal, se eu fora da minha área entregava bem e com qualidade, imagina em algo que eu estava estudando e treinando sempre. Isso se refletiu em diversos momentos com indicações a vagas, recomendações em redes sociais, promoções e etc.
Então o meu principal conselho para você hoje nessa reflexão é: se você se encontra hoje nessa posição ou se um dia se encontrar, faça o seu melhor sempre e tente se afastar emocionalmente para ver oportunidades escondidas em lugares que nem se imaginava. Não se acomode a ponto de só aceitar aquilo, porém tire o máximo de proveito a seu benefício, sem prejudicar os outros claro, em todas as situações.
Se você gosta da empresa onde está, converse com o seu chefe e deixe claro que gostaria de trabalhar em algo voltado para a sua área em um futuro próximo, aproveite o tempo nessa oportunidade que você está para ganhar a confiança e ser respeitado, pois ajudará até mesmo o seu chefe te indicar. Se depois de um tempo, você não sentir que nada muda, vai caçar voos novos em novos lugares!
"Mas quanto tempo tenho que dar?" Você deve estar se perguntando agora... Quando você se afasta emocionalmente da situação, consegue ver com mais clareza se existe algo ali, naquela oportunidade, que você ainda pode aprender ou melhorar em si. Esse tempo vai depender de cada pessoa e a sua curva de aprendizado. Se tiver, fique mais um pouco, se você acha que não tem, seu tempo já deu, hora de ir para outro desafio.
Se você não gosta, procure novas oportunidades em outros lugares, mas lembre-se de fazer sempre o seu melhor.
Você é o seu principal vendedor! Venda-se bem de forma que ninguém tem algo negativo a falar de você e assim, você conseguirá voar alto!
Não esqueça de curtir, compartilhar e comentar aqui o que você achou dessa reflexão, se concorda ou não.
Até a próxima.
Referencias
[1] Soft Skills: o que são e os benefícios de desenvolvê-las. Disponível em: <https://www.alura.com.br/artigos/soft-skills-o-que-sao-e-os-beneficios-de-desenvolve-las>. Acesso em: 19 jan. 2024.
[2] O que são Hard Skills e como identificar? Veja exemplos! Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/hard-skills>.




Comentários