top of page

Reflexões - Cap 21 - Os tipos de alunos

  • Foto do escritor: Andressa Siqueira
    Andressa Siqueira
  • 16 de ago. de 2024
  • 5 min de leitura

Durante esse pouco tempo que tenho como professora reparei que os padrões de tipos de alunos parecem não ter mudado desde o tempo que eu era aluna, não só da faculdade mas desde que me lembro de ir para escola estudar.




Quando se é pequeno, tem-se a prerrogativa da inocência e da falta de experiência. Mas qual seria a desculpa para determinados tipos de alunos que já estão na faculdade ou pós?


Em sala, conto história de vivências que tive e tento conversar com o objetivo claro, de mostrar para eles o quanto é importante de dedicar ao que se propôs a fazer, nesse caso, a faculdade. E faço isso não porque fiz tudo certo mas para que eles não tenham o mesmo arrependimento que tive dos meus erros e não cheguem, onde estou hoje, pensando que gostaria que alguém tivesse conversado e alertado sobre os seus erros, enganos e suas consequências.


Tento ser uma professora que leva experiências diferentes, dentro da medida do possível, para a sala de aula, estar por perto para ajudá-los no quer for possível. Isso tudo por conta da vivência que tive do outro lado, como aluna, e dos tipos de professores que encontrei e me marcaram (alguns positivamente, outros nem tanto... Como conto no Reflexão Cap 2 e no Reflexão Cap 20)



E algumas vezes, me pergunto... Será que estou conseguindo alcançar o meu objetivo? Sei que talvez eu não consiga agradar a todos os meus alunos.... Mas será que não estou indo pelo caminho contrário enquanto tento acertar?


São perguntas que ficam na cabeça de qualquer professor que ama o que faz e tenta sempre melhorar por seus alunos.


Sei que o que falo em sala e todo esse texto, pode parecer somente papo de professor mas acredite! Não é! E no futuro, se você que está lendo nesse momento ainda não tiver terminado a faculdade, talvez você volte aqui e me de razão.


E você agora deve estar se perguntando que tipos de alunos eu já vi para me trazer a essa reflexão hoje. Bom, vamos lá categorizar e descreve-los...



  1. Aluno "Nota 10" - Estudioso, organizado e sempre em dia com todas as atividades. Não aceita menos que a perfeição e é conhecido por ser o melhor da turma.

  2. Aluno "Sofrimento relâmpago" - Ele é dedicado e tem um objetivo claro, sair logo da faculdade sem prolongar o sofrimento.

  3. Aluno "Distributiva" - Esse normalmente é encontrado em faculdade pública e está fazendo disciplina de períodos anteriores e do atual.

  4. Aluno "Mãe Dina" - Esse tenta absorver todo o conteúdo que é passado porque prevê que tudo será útil no futuro.

  5. Aluno "Turista" - E o aluno que um belo dia aparece na aula , pergunta "Professor, você cobra presença?" e o professor pergunta "Quem é você?"

  6. Aluno "Natalino" - Esse aparece somente em um pedaço da aula, normalmente perto da chamada só para não receber falta e depois some. Parece o bom velhinho, só vem pra dar presente.

  7. Aluno "Fantasma" - Esse encontramos mais em universidade pública nas aulas dos professores que não cobram presença. Quase nunca aparece nas aulas, mas milagrosamente surge nas provas e consegue passar, mesmo sem ninguém saber como.

  8. Aluno "Fantástico mundo de Bob" - Você precisa chamar algumas vezes pelo seu nome em sala para ele responder pois o corpo dele está presente mas mente não!

  9. Aluno "A loira do banheiro" - Vive quieto na aula, prestando atenção mas você precisa chamar 3 vezes pra ouvir pelo menos um "presente" na hora da chamada.

  10. Aluno "Xerox" - Copia tudo literalmente que é passado na sala mas não consegue entender muito pois sua atenção está em copiar e não em entender o conteúdo.

  11. Aluno "Thomas Edson" - Esse não leva caderno pra sala e todo conteúdo está nas fotos do celular. Se perder o celular, perdeu todo conteúdo!

  12. Aluno "MVP" (Minimum Valuable Product) - Só se dedica o mínimo na faculdade e olhe lá.

  13. Aluno "Bet" - Vai pra sala mas tá sempre ligado em algum jogo que está acontecendo em algum lugar do mundo.

  14. Aluno "Vai cair na prova?" - Esse sempre pergunta se aquele conteúdo vai cair na prova ou não pra decidir se tenta entender ou não.

  15. Aluno "Vale ponto" - Qualquer atividade que o professor dê ele já pergunta se vai valer ponto na média.

  16. Aluno "Acabou, pode ir embora" - Qualquer atividade em sala, ele já pergunta se quando acabar, pode ir embora.

  17. Aluno "Soneca" - Entra em sala e dorme em poucos minutos.

  18. Aluno "Comentarista" - Ele tá sempre falando, nem sempre é da matéria ou uma coisa boa.

  19. Aluno "Torcedor" - Sempre torce pro professor faltar naquele dia.

  20. Aluno "Religioso" - Vai fazer a prova confiando no poder divino (De qualquer religião ou entidade assemelhada)

  21. Aluno "Chico Xavier" - Ele coloca a mão no rosto e espera que a resposta venha do céu.

  22. Aluno "Ctrl C, Ctrl V" - Não faz nada sozinho. Está sempre de olho no colega do lado, na expectativa de pegar aquela colinha básica.

  23. Aluno "Enrolado" - Gasta mais tempo inventando desculpas e estratégias para não fazer o trabalho do que realmente fazendo-o.

  24. Aluno "Network" - Vai à faculdade mais para fazer contatos do que para estudar. Está sempre conectado, trocando cartões e ampliando sua rede de amigos.

  25. Aluno "Resumão" - Só estuda pelos resumos. Se o material for grande, já procura o resumo dos resumos e foca apenas nos tópicos mais relevantes.

  26. Aluno "Desesperado da última hora" - Deixa tudo para o final. Estuda apenas na véspera das provas e faz os trabalhos no último minuto, mas ainda assim consegue se virar.

  27. Aluno "Puxador de samba enredo" - Em qualquer trabalho em grupo, ele é o líder que organiza tudo, divide as tarefas e garante que todos cumpram seus papéis. É o motor por trás de qualquer projeto.

  28. Aluno "Estágio permanente" - Está sempre em algum estágio ou trabalhando. A faculdade acaba ficando em segundo plano, mas ele já tem uma boa experiência profissional antes de se formar.

  29. Aluno "Eterno Veterano" - Já deveria ter se formado há anos, mas continua na faculdade, seja por falta de aprovação, porque gosta do ambiente, ou simplesmente por procrastinação.


Sendo bem sincera, como sempre fui aqui com vocês, na minha época de faculdade, sempre fui o aluno do tipo 2 mas também fui durante algum tempo do tipo 3, 14, 17, 20, 26, 27, 28 e até o 29!



Se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje e se tivesse tido alguém para conversar sobre o futuro, eu tentaria ser o tipo 1 somente!


Mas infelizmente não podemos voltar ao passado e refazer nossas escolhas e por isso, hoje como professora, tento alertar e direcionar os meus alunos!


Se você chegou até aqui, me diz nos comentários qual tipo de aluno você acredita que você é ou foi!



Referências




Comentários


Assine a newsletter e fique sempre por dentro dos artigos que escrevo 

Obrigado(a)!

CONTATO

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Andressa Siqueira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page