Reflexões — Capítulo 7 — Startups— Parte 1
- Andressa Siqueira

- 7 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Durante esses aproximadamente 11 anos de trabalho tive o privilégio de trabalhar em algumas startups, 4 para ser exata.
E juntando a minha experiência profissional, leituras sobre o assunto na Web e relatos de amigos resolvi trazer uma visão sobre startups, suas cobranças e como é trabalhar — Tudo isso numa visão de funcionário (que é a única visão que tenho até agora!) Essa visão será separada em 2 partes: parte 1- As coisas ruins e parte 2 — coisas boas.
Vamos começar!
1 — Carga de horário as vezes absurdas

Para algumas empresas (isso vale até para que não são startups) funcionário bom é aquele que se mata pela empresa! Trabalha mais de 8 horas, finais de semana e feriados. Se for ao contrário, você não é um bom funcionário e não irá agregar muito a empresa.
Eu discordo com isso, acredito que na verdade um bom profissional é aquele que sempre está tentando fazer seu trabalho com excelência!
2 — Falta de reconhecimento

Nada pior que você realizar um excelente trabalho, concluir uma tarefa mega difícil, ou se matar de trabalhar para entregar algo no prazo absurdo que não foi dado por você e não ser reconhecido.
Não precisa fazer uma festa a cada conclusão de trabalho mas é muito bom ouvir um “Mandou muito bem”, “Continue assim”, “Obrigada pelo seu esforço e desempenho”
3 — Falta de feedbacks

Você não pode esperar que seu funcionário simplesmente mude sua postura ou comportamento se você não conversar com ele! Feedbacks são muito importantes. O tempo ideal entre um feedback e outro eu diria que é de 3 em 3 meses!
E não é só chefe que pode fazer isso não. Se você ver um colega agindo de uma forma que está diferente dos demais, ou não está alinhado com a visão e/ou missão da empresa, chama ele pra conversar num almoço, ou num happy hour, explique o que você vê e de tempo para ele refletir! Mas lembre-se:
Elogia-se em público e critique-se em particular!
4 — Falta de trabalho

Nada pior que você ter que ir pro escritório e não ter nada pra fazer. E pior ainda, quando você vê uma outra equipe atolada de trabalho. Nessas horas, fale a pena ver com seu funcionário para ele iniciar um projeto de melhoria e ir tocando quando não tiver trabalho ou então, se ele tiver o conhecimento necessário, veja se ele quer ajudar uma equipe que está atolada de trabalho!
5 — Falta de processo e organização

Nada mais desmotivante que ir trabalhar em um lugar que não possui efetivamente uma estrutura ou processo de trabalho!
Como concluir as tarefas de mais criticidades se todo hora isso muda? Como definir o que fazer primeiro, se tudo é altamente crítico.
Para resolver isso é necessário definir uma metodologia de trabalho seja ela prescritiva ou ágil.
6 — Muito cacique pra pouco índio

Nossa, quem você deve ouvir se você recebe ordem de mais de uma pessoa (todos com cargos mais altos que o seu) e as ordens são divergentes?
Ao deixar isso acontecer na empresa, gera uma confusão entre os seus funcionários, baixo rendimento deles (já que tem que parar a tarefa pedida por uma pessoa e começar outra pedido por outra pessoa)
Resultado dessas ações:
O resultado de uma ou mais dessas ações pode ser funcionários desmotivados, que produz menos que sua real capacidade e alta rotatividade.

Se você reconhece um ou mais desses sintomas em uma ou mais equipe da sua empresa acredito que é a hora de parar tudo e pergunta a todos, literalmente a todos, o que acham dos metodos, da carga horario, do entrosamento da equipe e etc sem retaliações depois! Afinal, o seu funcionário pode estar com problemas na familia ou então estar assim por conta do ambiente qeu sua empresa está proporcionando.
Não adianta simplesmente trocar de funcionário ou falar para os que você tem que eles precisam ser motivados que um dia isso melhora. Seus funcionários irão ficar na sua empresa não só por causa de salário, mas por reconhecimento, por terem equilibrio entre a vida pessoal e profissional, por se sentirem valorizados e principalmente respeitados!
Existe uma planilha onde éssoas podem descrever as experiências que tiveram, hoje, vou colocar aqui só alguns comentarios sobre a parte ruim de trabalhar em algumas startups.
“A empresa permite um ambiente onde apenas o caos reina, onde ferramentas não são explicadas e/ou concedidas e você parece estar sozinho o tempo todo, menos na hora de ser cobrado. As leis trabalhistas são praticamente ignoradas, os funcionários atingem níveis altos de insatisfação.”
“Equipe pequena, muito trabalho, baixo reconhecimento.”
“Tive que sair da empresa depois do CEO começar a quebrar celular dos funcionários porque não batiam metas”
“Falta de planejamento, prioridades mudando a cada dia, mercado muito ruim.”
“Há muita desorganização em relação a processos e procedimentos, pois o ambiente exige que o profissional atue com margem pequena de tempo para maturar qualquer ideia implementada, ou seja, é tudo “pra ontem”.
E qual é a sua opinião sobre isso? Você concorda comigo?



Comentários