Reflexões - Capítulo 3 - Muito obrigada pelo seu currículo mas você é super qualificada para o cargo
- Andressa Siqueira

- 3 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Você já escutou isso em alguma entrevista ou leu isso em algum e-mail de retorno após se candidatar a uma vaga? Acredito que sim!

Nunca entendi bem isso, essa justificativa. Mas vamos colocar todo questionamento e pensamento em uma ordem lógica aqui…. (Isso ajuda não é?)
Um candidato super qualificado
O que seria um candidato super qualificado?

Ok..ele é super qualificado mesmo…. mas eu to falando do cara super qualificado na área de TI…

E um candidato que possui muitos conhecimentos em diversas áreas? E um candidato que tem muita experiência de mercado? São todas as opções anteriores?
Essa resposta depende diretamente a quem se está questionando.
Algumas pessoas podem te dizer que o profissional super qualificado é o cara que tem muito conhecimento e várias certificações. Porém se no curriculo, o candidato só tiver um ou dois conhecimento listados falam que ele é um profissional desqualificado!!!
Outras pessoas vão dizer que são os profissionais super qualificados são os que tem muito tempo de mercado! Porém se o cara só tiver 3 anos de experiencia, independe dos seus conhecimentos é considerado sem experiência nenhuma, dependendo do cargo da vaga em aberto.
Ainda existe um grupo que vai dizer que um profissional super qualificado é o cidadão que se encaixa nos dois casos acima! Bom…nao preciso repetir os porém neh?!
Por que não chamar esse cara para uma entrevista pelo menos?
Ah… essa resposta é simples!
- Se eu contratar esse cara, ele vai ficar entendiado e vai se pedir demissão em pouco tempo…
Isso depende da pessoa, pequeno padawan….
Eu nunca achei a área de TI monótona o suficiente para ficar com tédio…. Nossos usuários estão sempre nos surpreendendo….
Outra coisa ….
Quando me candidato a uma vaga tenho noção do salário médio pago para aquele cargo… e estou propensa em aceitar a sua oferta…a trabalhar na sua empresa…
O que faz a maioria das pessoas ficar em uma empresa ou não, não é só questão salarial! Ênfase para o “NÃO É SÓ”. Tem outros fatores…
Como é tratada
Os benefícios que a empresa dá
Se as pessoas, princialmente seus superiores reconhecem seu trabalho
Se a empresa ajuda com os custos, mesmo que minimo, para se fazer um curso na área ou
Se ajuda liberando ou deixando compensar o horário para que se possa fazer o curso
O fato de um profissional ser “super” qualificado, mostra que na verdade, ele é pró-ativo. Esse cara, pode trazer para sua empresa uma nova tecnologia, uma nova metodologia ou simplesmente ajudar a mudar um processo ou sistema de forma que seja mais eficiente. É isso só acontece porque ele tem conhecimento, estudo, certificações, experiência, mestre Jedi!
Essa é a minha opinião! E qual é a sua!?
Referências
post publicado originalmente por mim na plataforma medium (https://medium.com/@siq.andressa/muito-obrigada-pelo-seu-curr%C3%ADculo-mas-voc%C3%AA-%C3%A9-super-qualificada-para-o-cargo-96017c074976)



Comentários