top of page

Reflexões — Capitulo 8 — Eleições 2018 e povo brasileiro

  • Foto do escritor: Andressa Siqueira
    Andressa Siqueira
  • 8 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Durante as eleições desse ano, resolvi mudar! Prestei atenção aos debates, comecei a ler um pouco e entre outras iniciativas. Estou longe do ideal, preciso me envolver mais e saber mais, eu sei.


ree

Mas diante desse novo posicionamento, comecei também a reparar mais nos posts em facebook de amigos e parentes e comentários nesses posts de pessoas desconhecidas e em artigos na web. Pode parecer drama, porém um dia após a eleição estou com muito mais medo do povo brasileiro do que do Bolsonaro e o Haddad como presidente. E vou explicar o porquê!


Ponto 1


Sem o senado e câmara dos deputados, nada pode virar lei nesse país! Não vi as pessoas discutindo sobre as propostas desses candidatos, apenas sobre os candidatos da presidência da republica.


Ok, eu sei que o discurso de um presidente mexe com o índice de confiança no país no cenário exterior e etc., mas meu primeiro ponto é só sobre a promulgação de leis!


Ponto 2


Desde que começou a eleição, estou vendo pessoas extremistas e agora ficou muito mais evidente! Estou lendo coisas do tipo:

“No Nordeste, o medo de perder o Bolsa Família é maior do que a vontade de arrumar um emprego.”
“votar em Bonoro não é questão política, é mais uma questão de caráter!!! Se eu fui grosso …morra maldito !!!”
“Vc não o conhece e nem sabe nada, além do que vê em grupos de WhatsApp e Facebook.”
“Oppa …mais um excluir”
“Você percebe que escolheu amigos certos quando nem um dos seus amigos mais próximos sequer pensa na possibilidade de votar em um candidato fascista”
“vc só divulga fake news, tem nem credibilidade”
“Não dá nem pra argumentar com tamanha ignorância”

E tem muito mais…


Cadê o respeito, a democracia que tanto pedimos?


Cada escolha está ligada com o discurso do candidato, suas propostas de governo e também com a criação e experiências vividas por cada um! Sendo assim, não existe certo ou errado. Existe opiniões diferentes, só isso!


Ao fazer uma escolha em um determinado candidato, não significa que a pessoa concorda com tudo em relação ao candidato. Significa que dentre todos os candidatos, aquela escolha é o que mais se aproxima do que a pessoa acredita que é o correto!


Nem todos que forem votar no Haddad no segundo turno são a favor da corrupção e nem todos que forem votar no Bolsonaro são a favor de tortura! Cada um teve um conjunto de experiências que difere do conjunto de experiências de outras pessoas. E isso não dá pra ser julgado!


Ponto 3


Ao falar com alguns amigos e tentar levar o discurso “galera, ao invés dessa atitude extremista, vamos chamar e abrir espaço para uma discussão saudável sobre política” li que coisas do tipo:


“Não adianta, o povo é burro”
“Não quero conversar com esse tipo de gente”
“São muito ignorantes”

Sério isso? Se uma criação de um pensamento realmente critico e sem respeito, nada vai mudar nesse país independente de quem a gente vote!


Nosso cenário politico é um reflexo da sociedade brasileira!


É necessário conversar sobre política. Aprender e ensinar o que sabe! Todos queremos um brasil melhor, mas pra isso é necessário sim discutir politica e não só nos anos de eleições, mas sim o tempo todo. Precisamos também fiscalizar os políticos eleitos! Olhar os votos e as propostas sugeridas e denunciar sempre que um politico não trabalhar em prol do povo!


E por esses pontos eu repito, hoje estou com mais medo do povo brasileiro do que dos politicos que vão assumir em 2019!


Mas se você quiser discutir sobre politica, vem comigo na minha página do facebook!


Comentários


Assine a newsletter e fique sempre por dentro dos artigos que escrevo 

Obrigado(a)!

CONTATO

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Andressa Siqueira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page