Reflexões — Capítulo 9 — E a primeira vez que fiz uma aula ensaio!
- Andressa Siqueira
- 9 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Após algum tempo relutante em me tornar uma professora mesmo, resolvi mandar meu currículo para uma vaga aberta em uma instituição conhecida no Rio de Janeiro.
Apesar de eu gostar de ensinar, compartilhar conhecimento e já da palestras,dar aula me parecia ser muito além do que eu poderia fazer.

Mas como me superar, melhorar, se eu nem tentar estava nesse quesito.
Pois bem, enviei o currículo sem muita pretensão, afinal nunca dei aula efetivamente, por ser uma escola conceituada imaginei que teria vários candidatos melhores que eu e assim por diante.
Para minha surpresa e o meu desespero nos últimos 2 dias, eles responderam a minha candidatura. Me chamaram para uma aula ensaio! “Mas que diabos é isso????”…juro que isso foi a primeira coisa que pensei.

Lendo o email que foi enviado, vi que devia montar uma aula de 20 min sobre uma das competências exigidas na disciplina! Cara, uma aula em 20 min? Eu gosto de falar! Nunca fiz uma palestra de 20 min, até onde eu lembro! Imagina então o meu pânico para escolher um tema, que eu pudesse ter início, meio e fim, para falar pausadamente (ok, eu sei que falo bem rápido, mas consigo também falar pausadamente e me fazer entender ok?rsrs)
Escolhi o tema. E aí vem o medo, será que é bom o suficiente para mostrar que domino o conteúdo? Que posso ensinar e ajudar outras pessoas!? Aí meu deus!
Mesmo já dominando o assunto de metodologia ágil (tava curioso em saber qual era o assunto, não é pequeno gafanhoto?) , fui estudar (sério, tem até foto no meu Instagram! Kkkkkk… pra quem quiser acompanhar basta procurar por andressa_tech).

Fiz um pequeno resumo com as palavras chaves e suas relações porque eu sabia que ia estar mega nervosa na hora (e ainda to), podia esquecer uma coisinha e outra e queria ser a melhor que poderia naquele momento e naquela situação.
Eu podia usar slides e apresentações… não achei necessário pelo tema que escolhi e o tempo que tinha. E outro motivo foi, no email dizia que eu podia usar um “slideshow ("PowerPoint") profissional”. Ok? Entao eu não poderia usar outro meio de apresentação existente? Para não errar, preferi usar só o gogó mesmo (até por que essa parte só percebi um dia antes da aula ensaio, também conhecido como ontem! Kkkkkkk).
Essa noite não conseguia dormir, tava enjoada, nervosa (pois é fico enjoada quando fico nervosa, gastrite nervosa isso. Legal neh? Sqn!). Em algum momento da madrugada meu cérebro apagou! Tipo Windows quando desliga sozinho, sabe?

Acordei cedo e vim, nem dormi no ônibus como normalmente faço de tão nervosa que eu tava. Vim repassando tudo na cabeça, o que eu ia falar e como é claro que na hora fiz tudo diferente! Kkklkkk
Cheguei quase uma hora mais cedo, prefiro chegar bem antes que atrasada!Rsrsrrss. O que foi bom pra mim e para os professores que iam me avaliar!
Assim que os professores entraram na sala, já me chamaram de Vanessa (já tô tão acostumada com isso, que já até respondo!!! ). Só corrigi eles na hora que me pediram meu nome completo e aí eles me explicaram que uma outra aula ensaio para uma outra disciplina havia sido marcada e o nome da pessoa que pleiteava o cargo era Vanessa.
Ok, comecei a aula teste e usei 14 minutos dos 20 que eu tinha. Não sei se isso foi bom ou ruim! Kkkkk
Logo após isso foi realizada uma pequena entrevista. Queriam saber se eu dominava o conteúdo, se já tinha trabalho, no mercado, com os conceitos obrigatórios da disciplina e etc.
Enquanto ia saindo, eles me falaram que se confundiram com o meu nome porque a Vanessa (a menina que ia também fazer uma aula ensaio) ia fazer logo depois de mim.
E agora é esperar! Seja o retorno positivo (o que torço fervorosamente) ou negativo.

Aguarde as cenas dos próximos capítulos.
Post originalmente compartilhado por mim na plataforma Medium em 2018 (https://medium.com/@siq.andressa/e-a-primeira-vez-que-fiz-uma-aula-ensaio-8a6f939bd879)
Comentários