Reflexões — Capítulo 5 — As cobranças do dia-a-dia
- Andressa Siqueira

- 5 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
No nosso dia-a-dia sofremos várias cobranças. Algumas são esperadas, outras surreais, porém as piores, na minha opinião, são as auto cobranças! É mais fácil você não ligar para o que seu chefe ou seu professor diz do que para o que sua mente diz.
O maior problema disso é que esse abalo emocional muitas vezes pode acarretar em doenças físicas. No início da minha faculdade, por conta do estresse, da pressão e da má alimentação desenvolvi gastrite nervosa.
A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação no estômago como a gastrite clássica, também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e surgem devido a questões emocionais, como stress, ansiedade e nervosismo.
Bastava eu ficar um pouco ansiosa ou nervosa que passava muito mal e ia parar no hospital com dores horríveis. Durante esses 12 anos que tenho essa doença aprendi com muito custo a controlar minhas emoções até um determinável nível, apesar de sentir algumas dores de vez enquanto não chega a ser nada tão desesperador que eu precise ir pro hospital.
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresa…

Desde semana passada, venho sentindo dores de cabeça quase todos os dias. A pressão está grande. Tarefas pra determinar no trabalho, cliente cobrando posição, preocupação com a família, a preocupação em fazer o dinheiro render e não faltar no mês….
Na quinta (25/06), passei o dia com muita dor de cabeça. Ao chegar em casa, tomei um banho e remédio e fui dormir. Acordei na sexta morrendo de dor de cabeça a disgrama não tinha ido embora!
Sai de casa e antes de ir pro trabalho resolvi para na Upa!

A primeira pergunta foi: “Você tem pressão alta?”. Resposta: Não! Após tomar remédio na veia e melhorar, fiquei pensando o porquê estaria com o crise de enxaqueca.
Um dos motivos, além das pressões citadas anteriormente, é que me cobro demais. Meu lado irracional é foda! Não acho que estou rendendo tudo que posso no meu trabalho e que meu conhecimento da muito abaixo do necessário.
Apesar do meu racional saber que ainda estou aprendendo do negócio da empresa pois comecei a pouco tempo lá e que já estudei bastante e vou aprender sempre mais.
É mais fácil a gente se desligar das cobranças da sociedade, de colegas e família, porém não das nossas próprias cobranças!
É necessário aprender a ter mais leveza, relembrar que posso muito e não me abalar por coisas externas
Continua nos próximos capítulos…



Comentários