Mundo Maker - O que é IOT
- Andressa Siqueira

- 6 de out. de 2023
- 5 min de leitura
Muito se fala hoje em dia em casas inteligentes, cidades inteligentes e tudo isso é muito empolgante e tudo isso tem como base um dos pilares que chamamos de IOT (Internet of Things, em português é Internet das Coisas) e é dele que vamos falar aqui nesse artigo hoje.

Mas o que é IOT?
Não existe um conceito único em relação ao termo IoT, mas podemos entender que IoT é um conjunto de objetos físico que possuem tecnologia que possibilita ao objeto a capturar dados e trocar com outros dispositivos e sistemas de forma autônoma.
A IoT tem alterado aos poucos o conceito de redes de computadores, neste sentido, é possível notar a evolução do conceito ao longo do tempo como mostrado a seguir. Para Tanenbaum [Tanenbaum2002], “Rede de Computadores é um conjunto de computadores autônomos interconectados por uma única tecnologia”. Entende-se que tal tecnologia de conexão pode ser de diferentes tipos (fios de cobre, fibra ótica, ondas eletromagnéticas ou outras). Em 2011, Peterson definiu em [PetersonandDavie2011] que a principal característica das Redes de Computadores é a sua generalidade, isto é, elas são construídas sobre dispositivos de propósito geral e não são otimizadas para fins específicos tais como as redes de telefonia e TV. Já em [KuroseandRoss2012], os autores argumentam que o termo“Redes de Computadores” começa a soar um tanto envelhecido devido à abundância de equipamentos e tecnologias não tradicionais usadas na Internet. [1]
A história do IOT
Os primeiros conceitos de IoT começaram a surgir na década de 1980, mas somente em 1999 o termo Internet das Coisas foi proposto por Kevin Ashton do MIT no seu trabalho “I made at Procter & Gamble” e surgiu por conta dos avanços de várias áreas como sistemas embarcados, eletrônica, comunicação e sensoriamento, sendo uma extensão da internet e associado ao uso da tecnologia RFID. A ideia de conectar dispositivos para monitorar e controlar remotamente máquinas e processos foi explorada em aplicações industriais, como controle de fábricas e automação de processos.
Na década de 2000, o IoT começa a tomar forma como o avanço da internet e com as novas tecnologias, tanto que por volta de 2005, o termo que foi bastante procurado (tanto pela academia quando indústria).
Já na década de 2012, o IoT cresceu rapidamente à medida que a conectividade móvel 3G e 4G se tornou amplamente disponível, se expandido para vários setores e grandes empresas de tecnologia, como IBM, Cisco, Intel e outros, começaram a investir pesadamente em soluções IoT.
Nessa década a adoção da IoT continuou a crescer, impulsionada pela implantação de redes 5G, que oferecem maior velocidade e capacidade de conexão e a integração de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina com IoT permitiu análises de dados mais avançadas e tomadas de decisão automatizadas.
No geral, a IoT evoluiu de uma ideia abstrata para uma realidade cotidiana. Ela transformou como interagimos com o mundo ao nosso redor, desde a maneira como gerenciamos nossas casas até como as empresas operam e otimizam processos.
Como funciona a Internet das Coisas
De forma resumida, os dispositivos possuem sensores e/ou atuadores, que podem coletar informações ou executar ações específicas e mecanismos que permitem a conexão com uma rede, podendo ser tanto Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis (3G, 4G e 5G), e o envio de dados capturados do ambiente e/ou usuário para análise e uso pela Inteligência Artificial.
Benefícios do IoT
É possível listar uma ampla gama de benefícios do IoT oferece.
Maior quantidade de dados disponíveis que levam a melhora do monitoramento, análise das operações e tomadas de decisões.
Possibilidade de novos negócios e serviços
Redução de desperdícios, atrasos e falhas nas operações
Aumento da segurança dos funcionários de uma fábrica possibilitada pelo controle remoto das máquinas
Aplicações de IoT
Existem diversas aplicações de IoT no nosso cotidiano e aqui vou falar de 2!
Casas inteligentes: Aparelhos presentes nas casas, como tomadas e fechaduras inteligentes, Smart TV, entre outros, que transformam a casa e permitem o controle de forma remota e automatizações especificas conforme os donos das casas.

Acessórios inteligentes: Também conhecidos como Wearable, são equipamentos vestíveis, como os smartwatches e fones de ouvido. Podem estar presentes nas roupas também e conter automação ou controle remoto.

Desafios do IoT:
Quesitos como segurança e privacidade dos dados são de extrema importância, atualmente levantando questões éticas e legais complexas sobre quais dados são coletados, como são transmitidos e utilizados. Como muitos dispositivos IoT coletam e transmitem dados sensíveis, eles são alvos atraentes para hackers e fazer a gestão de dados se torna cada vez mais imprescindível.
Porém, não são os únicos desafios enfrentados nos projetos de IoT. As questões de escalabilidade e interoperabilidade dos sistemas são grandes desafios também. A falta de interoperabilidade pode dificultar a integração e a comunicação eficaz entre dispositivos. Junto disso temos o aumento exponencial do número de dispositivos IoT, tornando o desafio de gerenciá-los e processar os dados gerados se torna um desafio de forma rápida, segurança e eficiente.
Outros desafios são:
Consumo de Energia - Prolongar a vida útil da bateria e reduzir o consumo de energia são desafios constantes tendo em vista que a complexidade dos dispositivos IoT amentam e quantidade de informações geradas e transmitidas se torna gigantesca.
Padrões e Protocolos - Isso porque muitos dispositivos IoT são fabricados por diferentes empresas e utilizam protocolos de comunicação diferentes, dificultando a comunicação eficaz entre dispositivos.
Custos de Implantação - A implantação de infraestruturas IoT geralmente são caras ser cara, tornando mais difícil a criação e implementação de soluções do IoT por empresas e organizações de menor porte.
Resiliência e Disponibilidade - A dependência de dispositivos IoT para funções críticas, como na área de saúde ou em sistemas de transporte, exige que eles sejam altamente resilientes e disponíveis para evitar falhas catastróficas.
Atualizações e Manutenção - Garantir que dispositivos IoT permaneçam seguros e atualizados ao longo do tempo é um desafio, especialmente quando se trata de dispositivos incorporados em produtos de longa duração.
Educação e Conscientização - Muitos usuários finais e empresas não estão cientes dos riscos de segurança da IoT ou de como proteger seus dispositivos, tornando fundamental programas de conscientização desses pontos.
Impacto da IoT
As questões de eficiência operacional, inovação e segurança são os principais impactos que o IoT traz. Vamos falar detalhadamente deles e de outros impactos que derivam deles!
Eficiência Operacional - Permite o monitoramento em tempo real de máquinas e processos, resultando em menor desperdício de recursos, maior produtividade e economia de custos.
Inovação de Produtos e Serviços - Possibilita o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Isso inclui dispositivos inteligentes para consumidores, soluções industriais avançadas e aplicações de saúde inovadoras.
Segurança - Vem sendo usada para melhorar a segurança, tanto em residências quanto em locais públicos. Isso inclui sistemas de vigilância inteligente, controle de acesso baseado em IoT e detecção de intrusões avançada.
Melhoria na Qualidade de Vida - Em residências inteligentes, a IoT oferece comodidades como assistentes virtuais e sistemas de seguranças.
Saúde e Bem-Estar - Permite o monitoramento remoto de pacientes, diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados.
Cidades - Possibilita a gestão eficiente de recursos, transporte público melhorado, segurança aprimorada e qualidade de vida superior para os habitantes urbanos.
Agricultura - Possibilita monitorar e otimizar o cultivo, economizar água e reduzir o uso de produtos químicos.
Sustentabilidade Ambiental - Permite o monitoramento em tempo real do uso de recursos naturais, como energia e água, ajudando a reduzir o desperdício e a mitigar os impactos ambientais.
Transporte e Logística - Melhora a eficiência dos sistemas de transporte e logística, reduzindo congestionamentos, melhorando a gestão de frotas e tornando o transporte público mais acessível e eficaz.
Economia - Cria oportunidades de negócios e empregos em áreas como desenvolvimento de hardware, software, análise de dados e serviços de consultoria.
Educação e Pesquisa - Cria novas oportunidades de pesquisa e aprendizado em várias áreas.
Referências
[1] SANTOS, Bruno P. et al. Internet das coisas: da teoria à prática. Minicursos SBRC-Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuıdos, v. 31, p. 16, 2016.
[2] ORACLE. O que é Internet of Things (IoT)? Disponível em: <https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot/>.
[3] MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. BOD GmbH DE, 2021.
Imagens
[I1] https://adentrocloud.com.br/internet-das-coisas-na-gestao-empresarial/
[I2] https://abradisti.org.br/noticias/casa-inteligente/


Comentários